quarta-feira, setembro 27, 2006

Adeus

O "meu" poeta é, nem preciso pensar, o Joaquim Pessoa. Mas às vezes estendo o olhar pela poesia portuguesa e deixo-me ficar perplexo perante o Alexandre O'Neill, o Herberto Helder ou o Eugénio de Andrade. Deste último descobri há dias esta maravilha. Concentrem-se nas palavras e não tentem fazer isto em casa. Parece fácil mas, acreditem, é extremamente complexo chegar a esta simplicidade. E beleza.

Às vezes tu dizias: os teus olhos são peixes verdes!
E eu acreditava.
Acreditava, porque ao teu lado
todas as coisas eram possíveis.
Mas isso era no tempo dos segredos.
Era no tempo em que o teu corpo
era um aquário.
Era no tempo em que os meus olhos
eram os tais peixes verdes.
Hoje são apenas os meus olhos.
É pouco, mas é verdade: uns olhos como todos os outros.
Já gastámos as palavras.
Quando agora digo: meu amor...,
já não se passa absolutamente nada.
E no entanto, antes das palavras gastas,
tenho a certeza
de que todas as coisas estremeciam
só de murmurar o teu nome
no silêncio do meu coração.
Não temos já nada para dar.
Dentro de ti não há nada que me peça água.
O passado é inútil como um trapo.
E já te disse: as palavras estão gastas.
Adeus

5 Comentários:

Blogger Treis disse...

:)

12:22 da manhã  
Blogger moonlover disse...

Senti-me esmagada, senti no peito a força as palavras, um aperto, provocado pela verdade que este texto contém!!!!
Simplesmente lindo ;)

12:27 da manhã  
Blogger cavalo marinho com asas disse...

Adoro Eugénio de Andrade! De facto o poema é lindíssimo! Adeus é uma palavra forte! A Deus... Até Deus... Quem sabe.... Eu não gosto da palavra! Adeus, para mim é sinónimo de Fim! O Fim pode ser um inicio! É um inicio! Nada tem Fim!
Eu não tenho Fim, tenho asas!!!!
Adoro-te!....

12:35 da manhã  
Blogger  disse...

Obrigada!!!:P

7:08 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Adoro Eugenio de Andrade, e curiosamente odeio a palavra e a carga que a palavra Adeus possa trazer...
Por isso peço sempre que nunca me digam Adeus e sim até sempre, até breve...
Bj

1:53 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial