domingo, fevereiro 19, 2006

A Abadia e as pataniscas da Silvia

Além de ser um dos fotógrafos portugueses que mais admiro, o Rui Vasco é um bom amigo e um grande ser humano. A mim está farto de dar lições de vida. E também lições de bem viver. Um dos prazeres do Rui é a boa mesa. Foi assim que um dia em que estavamos na Figueira da Foz, me levou ao Carocel da Bebé. Da Bebé e do seu Carocel de prazeres gastronómicos hei-de falar-vos um dia destes. Num outro dia, no Porto, o Rui Vasco levou-me à Abadia. E eu fiquei rendido. A Abadia fica ali no centro da cidade, entre o Coliseu o Magestic e o Sá da Bandeira, à beira de Santa Catarina. O meu primeiro petisco na Abadia foram as pataniscas. Maravilhosas. Já lá voltei várias vezes. Os empregados já sabem o que como e o que bebo, já me conhecem as pequenas manias. Por isso, quando há semanas estive no Porto com a Silvia e o Pedro Reis, fiz questão de os "desviar" para a Abadia. Para meu espanto, a Silvia provou as pataniscas e aproveitou logo para fazer publicidade das suas próprias qualidades: "são boas mas tens de comer as minhas", afirmou com aquela presunção que estamos habituados a ver nos amigos que gabam os seus próprios dotes culinários. E eu quase nem liguei. Só que hoje provei mesmo as pataniscas da Silvia. Meus amigos da Abadia vão ter de me desculpar, e acreditem que não deixo de ser cliente, mas vocês não sabem nada de pataniscas. Rui Vasco, meu amigo, obrigado pela Abadia (e pela Bebé) mas agora sou eu que tenho de convencer a Silvia a passar uma manhã a cozinhar, para nós lá irmos a casa comer pataniscas a sério. Sim Rui, pataniscas, pataniscas são as da Silvia. Um dia destes ainda fazemos uma pratada delas e vamos direitos ao Porto para as comer com os nossos amigos da Abadia. Pelo menos nas pataniscas o campeonato desta vez vem para Lisboa. Obrigado Rui. E, sobretudo, obrigado Silvia. O Verão vai chegar e eu vou estar uma quantidade de pataniscas mais gordo. Grandes amigos que vocês são!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial